TELEFONE
(11) 3856-9388

WHATSAPP
(11) 99153-9138

E-MAIL
criarq@criarq.com.br

PT | EN | ES
Descer
efectBanner

CONHECIMENTO X INFORMAÇÃO

  • 3 de agosto de 2022
  • CONHECIMENTO X INFORMAÇÃO

    Conceitualmente sabemos, mas gostaríamos de trazer esses conceitos para mostrarmos a grande diferença quando falamos de organização de informação.

    Estamos vivendo um momento de descarte dos conceitos de organização da informação,

    nestes últimos anos muitas empresas estão buscando a reinvenção do seu cenário físico e

    a pandemia nos trouxe os desafios da mudança de paradigmas, acompanhei de perto com nossos clientes os desafios, e quem já estava trabalhando novos cenários não tiveram problemas, somente se adaptaram, mas outros foram surpreendidos e ainda estão perdidos.

    É preciso abrir a mente e ver a perspectiva que informação/dados, tem um tipo de uso, porém

    a estratégia para obter a extração dos dados para o conhecimento, requer ferramenta (GED) e metodologias inovadoras.

    Infelizmente vejo que para muitos inovação e sair digitalizando pastas/caixas  de documentos e colocarem em suas redes, CUIDADO isso é a  transferência da bagunça física para o meio digital.

    A desinformação sobre sistemas e metodologias é o grande problema que vejo, aqui novamente a maioria tem informação, mas nenhum conhecimento. A premissa é acabar com o papel, não pensam na informação, que ficará perdida em algum servidor.

    Um crescente problema é o descarte de documentos sem nenhum critério e ajustes com os departamentos, apenas para redução de caixas e a diminuição do papel, aqui é esquecido que alguns documentos não podem ser descartados, suas imagens são aceitas, mas precisamos do papel como autenticação, pois adulterar uma imagem é muito fácil, e infelizmente não temos legislação para punir e verificar autenticidade.

    Empresas já estão tendo um passivo considerável em não conseguirem comprovar suas ações, tanto administrativas como fiscais, pois a informação está perdida em algum meio físico ou eletrônico.

    Precisamos buscar o conhecimento para resguardar nossa prática e preservar a informação, pois o caos que vejo é similar a idade média em suas práticas de queima de documentos/livros.

    NEWSLETTER
    Receba nossas novidades

      1  +  8  =  

      Subir