TELEFONE
(11) 3856-9388

WHATSAPP
(11) 99153-9138

E-MAIL
criarq@criarq.com.br

PT | EN | ES
Descer
efectBanner

Certificado Digital

  • 14 de abril de 2021
  • Certificado Digital

    Este assunto tem sido muito comentado na atualidade, mas o que exatamente ele faz e como usá-lo?

    O certificado digital nada mais é do que transformar seu CPF e CNPJ de forma digital, assim você pode assinar documentos de modo seguro pelo computador e com validade jurídica.

    Ele foi criado com o intuito de:

    • Reduzir custos – economia financeira com autenticações, gastos de papel e deslocamento dos responsáveis para assinatura dos documentos
    • Reduzir a burocracia – não perca tempo indo até o cartório e fazendo autenticações
    • Segurança – você possui uma chave única e intransferível, sendo impossível burlá-la.

    Hoje todas as empresas têm obrigatoriedade de possuir a certificação digital para que ela possa emitir suas notas fiscais, declarações de imposto de renda e outros.

    Até o momento ainda não há uma obrigatoriedade para pessoas físicas, mas com as novas medidas adotadas pela Receita Federal frente ao e-social e com o aumento de profissionais autônomos, em um futuro próximo as pessoas que declaram imposto de renda podem vir a ser exigidas.

    Mesmo não havendo sua obrigatoriedade para PF, ele auxilia muito com a assinatura de contratos. Hoje é possível, por exemplo: assinar digitalmente um contrato de compra e venda de imóvel, bem como o DETRAN está estudando realizar o mesmo processo para compra e venda de automóveis.

    A pergunta que mais recebemos é: o Certificado Digital é seguro?

    Sim! Antes de fazer seu certificado digital, você passa por um processo de auditoria onde precisa enviar seus documentos e comprovar sua identidade para que possamos prosseguir com o processo.

    Nós como AR (Autoridade de Registro), também precisamos passar por auditorias periódicas e reportar informações ao órgão que regula este mercado, ICP Brasil. Desta forma, o processo é totalmente seguro para o emissor e ‘receptor’ do certificado.

    Independente do tipo de certificado, todos possuem uma senha única que só você é o detentor, sem esta senha não é possível realizar nenhum tipo de transação. Além de todas as chaves serem criptografadas, o que significa que seu acesso é transformado em um código ilegível, e quando tentam interceptar esta chave ela é totalmente embaralhada e não é possível realizar sua leitura.

    Qual o melhor tipo de certificado e por quanto tempo ele é válido?

    Existem dois tipos de certificados, A1 e A3. Recomendamos que você verifique primeiramente com seu contador qual o melhor tipo recomendado, pois dependerá da finalidade de uso.

    Os certificados têm validade de 1 a 3 anos, dependendo do tipo. Após o período de expiração, é necessário realizar o processo novamente.

    Se interessou? Ficou com dúvidas? Entre em contato com a gente pelo nosso WhatsApp!!

    NEWSLETTER
    Receba nossas novidades

    Subir