TELEFONE
(11) 3856-9388

WHATSAPP
(11) 99153-9138

E-MAIL
criarq@criarq.com.br

PT | EN | ES
Descer
efectBanner

FRAUDES COM CERTIFICAÇÃO DIGITAL: INFORMAÇÕES QU VOCÊ PRECISA SABER

  • 31 de março de 2022
  • FRAUDES COM CERTIFICAÇÃO DIGITAL: INFORMAÇÕES QU VOCÊ PRECISA SABER

    No mundo em que vivemos hoje, a #SegurançadaInformação é primordial, principalmente quando está relacionada ao nosso País. É comum escutarmos sobre fraude, corrupção, e no mundo digital não é diferente, por esse motivo que o processo de emissão de #CertificadoDigital é tão rigoroso, ele precisa garantir a veracidade e segurança das informações que ali serão inseridas para evitar certos “imprevistos”.

    Autoridade de Registro, conhecida como AR, é responsável pelo contato entre o usuário e a Autoridade Certificadora que podemos chamar de AC. As ARs têm um papel fundamental no processo de validação da identidade de quem está solicitando a emissão do documento digital, onde uma série de normas de segurança são adotadas para que nenhum dado deixe de ser checado, possibilitando que qualquer prática ilegal seja barrada.

    Por isso a importância de estar atento se a #AutoridadedeRegistro que faz a emissão de certificados, verificar se é seguida todas as normas e recomendações dos órgãos competentes, neste caso, o ICP Brasil.

    Infraestrutura de Chaves Públicas Brasileira – ICP Brasil, é uma cadeia hierárquica de confiança que viabiliza a emissão de #CertificadosDigitais para identificação virtual do cidadão.

    É de responsabilidade do ICP Brasil: estabelecer a política, os critérios e as normas técnicas para o credenciamento das ACs, das ARs e dos demais prestadores de serviço de suporte à ICP-Brasil, em todos os níveis da cadeia de certificação, além de credenciar, autorizar e fiscalizar as ACs e as ARs.

    Mesmo assim, com todas essas políticas de segurança, alguns descuidos do usuário com as senhas, podem acarretar em fraudes em assinaturas ou na utilização de outros serviços que são disponibilizados para quem tem esse tipo de documento digital, considerando que o certificado é de não repúdio, ou seja, entende-se que somente o usuário tem as senhas de segurança que possibilitam a utilização e manutenção do certificado Digital.

    Então se em algum momento você perceber que deixou informações importantes do seu certificado vazarem, providencie imediatamente a revogação do documento, que é feita de forma rápida e online, se precisar, peça ajuda para AR que fez a emissão.

    Você sabia de todas essas informações?

    #CertificadoDigital #SistemaAntiFraude #ICPBrasil #e-cpf #e-cnpj

    NEWSLETTER
    Receba nossas novidades

        +  78  =  83

      Subir